GRILO FALANTE – Em busca da consciência
- Salomão Elcain Neto
- 14 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Bem-vindos!
Há muito tempo pensava em escrever minhas opiniões sobre o contexto em que minha vida acontece. Apenas relatos e experiências vividas. Uma testemunha do meu tempo. Comecei este processo quando ainda jovem e fui rascunhando meus pensamentos e arquivando.
Há dois anos, optei por buscá-los e repassa-los através de um blogue, registrei o domínio, mas nunca escrevi uma única linha. Agora, resolvi colocar em prática o que sempre pensei em fazer: Escrever minhas ideias e pensamentos!
O título do blogue: Grilo falante – em busca da consciência!
Título inspirado no personagem de Walt Disney da história de Pinóquio. De acordo com a narrativa[1], boneco de madeira construído por Gepeto, marceneiro, cujo maior sonha era ter um filho. Embora feliz com sua obra, que de certa forma realizava seu sonho, pois o concebera, não tinha como interagir com ele, faltava-lhe algo: vida!
Uma noite, ante uma estrela cadente que rasgava o céu, movido pela crença popular, manifestou um desejo: ¨que sua obra criasse vida e se transformasse em um menino de verdade¨.
Enquanto dormia, seu desejo foi realizado pela Fada Azul, na verdade a estrela cadente que o ouviu e resolveu atender-lhe o pedido. Transformou o boneco de madeira em um ser animado, mas, desprovido de qualquer valor ético, moral, cultural, desprovido de inteligência, de emoções de sentimentos e consciência. Apenas um ser animado com movimentos mecânicos (motores) e fala, que o assemelhava a uma criança de verdade para poder interagir com seu criador, no caso, Gepeto.
Com o objetivo de ajudá-lo a ser um menino de verdade, e aprender sobre o certo e errado, nomeou o Grilo Falante como sua consciência para orientá-lo em busca desta realização.
Na trajetória de sua busca, no entanto, Pinóquio passou por muitos percalços e nem sempre tinha a ajuda do Grilo, pois na ânsia de descobrir o mundo que se apresentava, o ignorou, e, passou a atuar de forma totalmente atabalhoada[2], o que o levou a entrar em situações deveras inusitadas, complexas, vexatórias e perigosas.
De certa forma, somos todos bonecos de madeira, necessitando de um Grilo Falante. Não podemos agir como o Pinóquio e ignorá-lo. Precisamos de consciência em nossas vidas. Não podemos permitir que vilões e espertalhões com João Honesto, Gideão e Strombole, se aproveitem de nós e promovam nosso infortúnio e desgraças, fazendo com que desacreditemos dos bons valores, explorando-nos em nossa boa-fé, trazendo-nos miséria e infelicidade.
O mundo está cheio de maus caráteres. Políticos, Pregadores, Juízes, Autoridade Constituídas, Falsos Professores etc. Verdadeiros crápulas da sociedade. Precisamos estar atentos a esses cafajestes revestidos de algum tipo de autoridade. Essa é a razão do presente Blogue: falar sobre a sociedade nefasta, mórbida, podre, desonesta que permeiam nossa sociedade, nosso país.
[2] Atabalhoada - Fazer ou dizer (algo) sem ordem nem propósito, ou mal e às pressas. Atrapalhar-se, confundir-se.
Te desejo inspiração e sucesso!!Gostei da introdução!